Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau

conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3579

Palavras-chave:

Teoria/Prática, Cotidiano, Relação Dialógica, Função Polinomial do 1º Grau

Resumo

O presente trabalho é resultante de uma experiência de ensino que teve por objetivo estabelecer relação dialógica entre conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas vivenciadas por estudantes do Ensino Médio na exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau. Trata-se de uma experiência desenvolvida no âmbito de um curso de aprofundamento de conteúdos matemáticos junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual cearense. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa, materializado pela técnica da observação e anotações provenientes do caderno de campo. A experiência a que se refere este estudo é sustentada na base teórica da Educação Matemática e na revisão do conteúdo matemático. Os estudantes mobilizaram estratégias pessoais, expondo o pensamento reflexivo crítico na resolução das situações-problema propostas. O professor estimulou os estudantes a questionarem e participarem das aulas. Considera-se que essa experiência de ensino proporcionou construção do conhecimento e aprofundamento do conteúdo matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista; Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA (SEMED)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé; Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Raposa/MA.

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE); Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Língua Portuguesa (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional (FK); Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Licenciada em Filosofia (UECE) e em Pedagogia (Estácio); Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciada em Letra e em Pedagogia (URCA); Mestra em Educação (UFC); Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Professora visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 25 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 122 p.

CAMILLO, Javier Giraldo Huaman; CUEVA, Francis Esmeralda Ibarguen.; VARGAS, Isabel Menacho. Trabalho cooperativo e aprendizagem significativa em matemática em estudantes universitários de Lima. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. 1-13, 2020.

Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079. Acesso em: 05 mai. 2020.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petropólis/RJ: Vozes, 2014.

GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JR, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática Fundamental – uma nova abordagem. 2 ed. São Paulo: FTD, 2011.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Coleção formação de professores.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. O uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: experiências vivenciadas no contexto escolar. Educação Matemática em Revista, n. 45, p. 40-47, 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/458. Acesso em: 05 jul. 2019.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Maria Socorro Lucena. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, Pedro Lucio (org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Série estudos reunidos. V. 62. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019. p. 73-86.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; SILVA, Romaro Antônio; LIMA, Maria Socorro Lucena. Integração e diversidade: contribuições da Etnomatemática para a formação do educador. In:

MATTOS, José Roberto Linhares de; SILVA, Romaro Antônio (org.). Etnomatemáticas em vários contextos. Macapá/AP: EDIFAP, 2020. p. 89-116.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

Publicado

2019-12-27

Como Citar

NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, E. R.; LEITE, L. R.; NASCIMENTO, R. de C. do; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–19, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3579. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 21 nov. 2024.